quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os conhecimentos teórico-conceituais visam

a) Conhecer o papel dos sistemas e processos de comunicação na contemporaneidade, em particular dos veículos que desenvolvem produção jornalística, bem como da evolução histórica destes sistemas e suas relações com a cultura, a política e a economia;
b) Proporcionar a compreensão da especificidade da atividade de produção de conhecimento e de mediação social inerente ao jornalismo, em relação às demais formas de produção de conhecimento (ciência, arte e filosofia) e de mediação social;
c) Possibilitar a compreensão da natureza das linguagens e dos fenômenos lingüísticos utilizados nos sistemas contemporâneos de comunicação e, em particular, no processo de produção jornalística, abrangendo imagem, som, texto, as dimensões gráfica, audiovisual e multimídia, e seus correspondentes recursos sintáticos e gramaticais, sintáticos, semânticos e pragmáticos;
d) Desenvolver familiaridade com o uso de conceitos e um raciocínio conceitual que permita aos alunos aprender e lidar rigorosamente com teorias gerais e específicas, inclusive acionando-as na interpretação da realidade social e profissional;
e) Possibilitar a interpretação da realidade social na qual o profissional se insere, com instrumental da filosofia que dê conta das etapas anteriores da história humana e estimule o exercício do pensamento especulativo sobre as possibilidades de futuro;
f) Proporcionar o conhecimento, em perspectiva, das diversas etapas da história universal e, em particular, da história do país, com o instrumental científico da história e das ciências sociais;
g) Propiciar o reconhecimento da precedência lógica e epistemológica, embora não necessariamente cronológica, da formação teórica em relação ao domínio das técnicas para o entendimento da realidade humana e social;

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